Tendência – Calça para o Inverno

Padrão

Atualmente a calça é a peça que mais uso, tanto no verão como no inverno. Qualquer look, bem produzido, fica elegante com ela.

Peça chave do guarda-roupa feminino a calça, de diversos tipos, modelos, estilos e tecidos são coringa em qualquer estação e completam desde looks casuais até os mais formais.

No inverno, as calças são ótima opção, fazendo com que o visual fique bonito  e protegido do frio.

O primeiro contato da moda feminina com a calça, foi quando o designer Paul Poiret, (o mesmo que deu um fim ao uso dos espartilhos) criou em 1909  um modelo mais leve e largo de calças para mulheres.

Em 1914, quando os homens precisaram ir aos campos de batalha e deixaram as mulheres responsáveis pela casa e pelo trabalho, se fazia necessária uma roupa confortável.  Com um modelo largo, solto no corpo e modelagem confortável,  a estilista Coco Chanel deu início à popularização das calças femininas.

Logo, diversos estilistas começaram a releitura da peça criada por Chanel ,que  foi ganhando espaço na moda feminina. Um dos pontos marcantes nessa história foi quando a atriz Marlene Dietrich apareceu em uma cena do filme “Morocco”vestindo calças e um paletó.

Em 1939, as mulheres pegaram pesado no trabalho e a calça tornou-se peça necessária no uniforme. Na época o modelo usado era o tipo pantalona, com o comprimento mais curto.

Audrey foi um dos ícones da moda feminina, e ainda continua sendo com seu visual elegante e clássico e trouxe às telas um modelo de calça capri mais justa no figurino do filme “Sabrina”, no ano de 1954.

Marcando a sofisticação e personalidade garantidos pelas mulheres no mundo social, uma das ousadas criações que acompanharam o crescimento foram as calças do  Le Smoking criado pelo estilista Yves Saint Laurent em 1966.

Já nos anos 80, os modelos começaram a ganhar modelagens mais modernas  que saiam do estilo comum e reto das peças. A calça no estilo clochard, amarrada na cintura e com a canela à mostra, foi um desses novos modelos.

Nos anos 90, depois de grandes modificações de estilo e a chegada das calças como uma peça fundamental, os modelos começaram a ficar mais simples e básicos, prezando o estilo minimalista.

Já em 2000, o “reinado” das calças foi forte e continua até hoje como uma das maiores opções do dia a dia das mulheres. Diferentes modelos, lavagens de jeans, cortes, alfaiataria…

Entre as tantas variações apresentadas nos desfiles nacionais e internacionais, os modelos mais destacados ,para o inverno 2012, são: as carrot pants ou calças cenoura e as tradicionais cigarrentes; sendo comum também a combinação das duas modelagens na mesma peça, com cortes mais sequinhos ou em visuais mais leves e folgados para atender e garantir o conforto.

A calça encerada – aquele modelo com brilho que lembra o couro mas não é – está ganhando cada vez mais espaço no cenário da moda. Essa é uma tendência que veio forte para este inverno e promete ficar.

O jeans reto, de cintura média e alta volta com tudo, perfeito para a valorização do corpo da mulher sem cair na vulgaridade, permite combinações discretas e favorece a elegância. As cores escuras como os azul royal, azul acinzentado, preto e o jeans natural e super escuro estão com o hit do inverno.

As calças boca de sino e de cintura alta já foram exclusividade durante alguns anos atrás, deram espaço às calças skinni e agora retornam  ao mundo da moda.

A tendência da calça pantalona, que lembra muito o estilo hippie de se viver está retornando também,  vagarosamente e com o diferencial de que em sua maioria aparecem naquele tecido jeans molinho com maior percentual de brim na composição  e mais delicado, com a total sensação de conforto e suavidade.

Se você costuma usar estampas no topo do corpo, inverta a lógica, calças com prints étnicos, gráficos e de bicho , slim e de cós no lugar, estilo skinny ou cigarrete, o modelo injeta frescor no uniforme urbano. É sempre mais fácil e seguro combinar peças estampadas a itens lisos. Pode ser uma camiseta, a dupla camisa e blazer ou um simples suéter.

 

 

calça encerada

 

 

Pesquisa:

http://www.portaisdamoda.com.br/

http://www.mundofashion.tv/

http://www.thanamoda.com.br/

http://meninamoderna.com.br/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s