Tendência Veludo

Padrão

Palavra originada do latim villosus, usada para referir-se ao tecido natural ou sintético que tem o avesso liso e o lado de fora coberto de pêlos curtos, densos e bem fechados com textura macia e agradável ao toque. Era utilizado para confeccionar a roupa dos ricos e poderosos.

Cotelê, estampado,liso, molhado, de seda ou de algodão, o veludo sempre foi muito apreciado na moda contemporânea, principalmente nas décadas de 60 e 70.  Com versões menos “nobres”, feitas de material sintético, que reduziu o custo, o tecido se popularizou em calças, saias , minivestidos, coletes e outras peças.

 

Este tecido tem mais de 4 mil anos. Os primeiros a fabricarem o veludo foram os egípcios e, depois, os italianos foram os responsáveis pela sua difusão lá pelo século XIV. Originalmente, todo veludo era feito de seda. Hoje, muitos são produzidos a partir de viscose, rayon, polyester e cotton.

A cada temporada, as peças de veludo ganham novas leituras para se manter atual no guarda-roupa feminino. A coqueluche desta estação são os paletós curtos e sequinhos confeccionados com todos os tipos de veludo: liso, molhado, cotelê e dévore, bastante usado em peças de decoração e que traz estampas com textura desgastada.

Como usar roupas com veludo

É um tecido que além de aquecer, possui um brilho natural, fazendo com que peças simples se tornem luxuosas, deixando a estação mais rica e aquecida.

Até algumas temporadas  era considerado démodé e “roupa da vovó”. Mas, como tantos outros itens e peças que eram renegados e viviam às margens do universo fashion, ele retornou repaginado e em peças antes não tão frequentes, como a calça.

Sair de manhã para trabalhar, com um casaqueto de veludo molhado com uma calça social ou saia secretária, juntamente com uma camisa branca, deixa o look trabalho mais sofisticado. Ainda para o dia, mas, para uma ocasião mais informal, você pode apostar em saias  e calças de veludo, combinadas com blusinhas básicas e casuais.

Para a noite o veludo ganha status de luxuoso, se usado num vestido, longo ou curto.   Sempre use sapato de salto alto e fino, e acessórios também glamurosos, pois, o veludo pede sofisticação na produção toda, e isto inclui cabelo, unhas e maquiagem.

Para peças que serão usadas na parte inferior do corpo, como calças ou saias, prefira os veludos que não marcam, pois, vincam quando sofrem pressão, como, ao sentar-se. Aposte no cotelê que  além de não marcar, ele é estruturadom,  fica ótimo em calças e saias.

Como cuidar das roupas de veludo
Sempre pendurar para não marcar.
O veludo é um tecido delicado. Por isso, sempre que possível, escove antes de pendurá-lo…para tirar aqueles pelinhos que ficam presos.
Para não deixar o tecido marcado, não use a cadeira como cabide nem dobre as pecas que forem maiores.
Pesquisa:

http://www.mixdicas.com/

http://kikacloset.blogspot.com.br/

http://pencefundamental.wordpress.com/

http://sublimeperfumes.blogspot.com.br/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s