A arte em bolinhas – Yayoi Kusama

Padrão

Yayoi Kusama  é considerada uma das maiores artistas plásticas POP do Japão. Nascida em 1929, ela compõe arte com pinturas, colagens, esculturas, performance e instalações. Com 82 anos, conhecida por seu trabalho com Bolinhas (que alguns chamam de Dots Obsession), começou cobrindo superfícies, paredes, pisos, quadros, e mais tarde, objetos domésticos e assistentes nus com bolinhas, que se tornaria marca registrada de seu trabalho.

Abandonou o circuito internacional em 1975, quando decidiu deixar Nova York e voltar para Tóquio, a fim de se internar em um hospital psiquiátrico, onde está até hoje. Seu ateliê fica próximo à instituição, assim, ela pode trabalhar frequentemente.
Sofre de TOC – transtorno obsessivo-compulsivo – em alto grau. Uma de suas maiores obsessões são os pontos. Ela os vê como símbolo de doença, a enfermidade que toma a tudo e a todos. Eles são onipresentes tanto em sua arte quanto em seu dia-a-dia – a artista costuma cobrir seu corpo e suas roupas com numerosos pontos. Nas entrevistas que concede, ela diz que suas obras são representações das alucinações que sofre, sua maneira de mostrar aos outros as coisas que só ela vê durante seus surtos.

Yayoi Kusama é bem conhecida no mundo da arte contemporânea, mas seu nome pode ser novo para os amantes de acessórios.  Fez trabalhos no mundo fashion e da moda. No lindo design para os 10 anos do gloss Juicy Tubes da Lâncome, e  seu gráfico arrojado parece perfeito para uma colaboração  LouisVuitton , em roupas, sapatos, bolsas, jóias e relógios.

No Japão, Kusama é um grande nome das artes, talvez o mais famoso, ainda atuante, apesar da idade, do distúrbio e dos 33 anos de internação.

 Minha arte é uma expressão da minha vida, sobretudo da minha doença mental.

 http://www.purseblog.com/

Site Oficial da artista: http://www.yayoi-kusama.jp/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s