Moda – Estilista Jum Nakao

Padrão
Jum Nakao é estilista e diretor de criação. Brasileiro e neto de japoneses, ele vive na cidade de São Paulo, onde seu atelier está localizado. Em 1988 ele se licenciou em Artes Plásticas . Em 1996 foi considerado a grande revelação do Phytoervas Moda Edição 6 e assumiu o cargo de Diretor de Estilo em uma das maiores empresas do Brasil, a Zoomp, onde trabalhou por seis anos. Foram tantos seus trabalhos e consequentes sucessos e premiações, que ficaria muito extenso enumerá-los aqui.
Assim, em parceria com o Senac e o Dragão Fashion Brasil, Jum Nakao comandou o reality show que mostrou, em tempo real, como funciona a produção de uma coleção completa

Essa iniciativa inovadora no cenário brasileiro da moda foi o carro chefe da 13a. edição do Dragão Fashion Brasil, o mais expressivo evento da indústria de moda do Nordeste, com 27 desfiles realizados no Centro de Convenções Edson Queiroz, em Fortaleza. Com o tema Consciência Criativa. Idealizado e concebido pelo estilista, o Reality Project mobilizou e fascinou a todos.

O propósito parece simples, mas as dificuldades e inovações desse novo formato de apresentar a moda vão muito além do cotidiano fashion. A maioria dos estilistas leva meses para desenvolver um trabalho de qualidade, o que torna a responsabilidade dada para aquela equipe ainda maior. “As mesmas dificuldades de desenvolver uma coleção em seis meses foram enfrentadas nesses dias”, relata o designer, que esteve à frente do processo criativo durante todo o tempo.

Com inspiração na valorização e redescoberta do Paraíso Brasileiro, a mostra foi carregada de  trabalhos manuais e artesanais. E de acordo com Jum, o projeto foi a oportunidade de transmitir a cultura nordestina de uma geração para outra. “Essa coleção visa conferir valor às tipologias regionais, gerar transmissão de saberes entre gerações, apontar novos caminhos para as tradições e conferir valor por meio de novas aplicações para antigos saberes”, salienta. Todos aguardavam ansiosos o resultado da semana de trabalho que resultou em um desfile.  Nas roupas, destaque para o macramê, bordados e a pirografia.

As peças, estruturadas em metais e fios de cobre, moldavam os cordões encerados, barbantes de algodão cru, seda rústica e palha. Os pedaços de couro foram presos com pequenos ilhoses dourados. Era difícil de acreditar que matérias-primas tão naturais e grosseiras se transformariam em roupas de tanta qualidade artística e acabamentos invejáveis.  O estilista se disse honrado: “Retornar ao Dragão com esse projeto foi uma oportunidade ímpar de semear, por meio do Reality Project, mudanças no nosso Brasil”, ressalta.

O estilista, em parceria com o Senac e o Dragão Fashion Brasil, irá lançar um livro sobre essa experiência. “O livro será composto de um documentário em vídeo mais texto sobre o processo criativo”.

Atualmente, Jum Nakao transita em diversas áreas das artes, tais como figurinista, design e fazendo palestras de moda, oficinas e workshops. “Procuro repassar o conhecimento que adquiri ao longo desses 25 anos. Descobri que esse mesmo conhecimento nas mãos de uma nova geração pode mudar o mundo”.

Conheçam algumas de suas criações:

Pesquisa:
Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s