Arte em Couro – Mark Evans

Padrão

Em minhas buscas pela internet descubro artistas que utilizam meios diferentes de criar seus trabalhos e, de tempos em tempos, um artista mostra algo novo e diferente, usando a criatividade em novos limites. Mark Evans é um artista super talentoso que usa facas e outras ferramentas afiadas para criar arte  em couro.

Tudo começou quando ele tinha apenas sete anos de idade, crescendo nas montanhas de Gales. Seu avô  lhe deu uma faca e ele começou a esculpir formas em casca de árvore. Mais tarde, estudou belas artes, em Londres, e apesar de ter trabalhado com materiais mais convencionais, ele nunca superou sua paixão pelas facas.

Seu estúdio de arte é como nenhum outro. Não há tubos  de tinta, nem telas ou pincéis de aquarela, mas sim,  peles penduradas no teto acima de uma parede de facas. Ele abriu um caminho completamente diferente. Num mundo cheio de tecnologia  ele parece ser um retrocesso  para a idade pré-histórica – homem + faca. O homem tem utilizado couro desde o início dos tempos – é coisa de homens das cavernas, guerreiros, vaqueiros.

Ele seleciona e importa peles de animais de todo o mundo e aperfeiçoou o processo de curtimento de couro, um elemento chave para alcançar os tons variados, que são parte integrante da composição  da peça em si. O processo leva precisão cirúrgica, paciência incrível e imensa atenção ao detalhe.  Mark remove menos de um décimo de milímetro da superfície do couro.  Passou mais de uma década desenvolvendo e aperfeiçoando sua técnica. Suas obras são tão grandes que são capazes de cobrir toda uma parede, chega a passar meses trabalhando em um projeto.

Ao longo dos anos sua coleção de facas tem crescido, incluindo uma egípcio neolítica de sílex  (cerca de 5000 aC) e uma faca da Segunda Guerra Mundial, mas a lâmina mais preciosa para ele é sua primeira faca de bolso  dado a ele por seu avô . Para ele, o que faz a diferença é o quão afiadas estão e, de resto, é só deixar a imaginação aflorar.

 

Pesquisa:

http://abduzeedo.com.br/

http://blogalgunstormentos.wordpress.com/

http://livroseafins.com/

http://onze11.com.br/

http://obviousmag.org/

 

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s