Adote um animal!

Padrão

Hoje resolvi falar sobre a adoção de animais e para isso pedi ajuda a uma amiga, Paula Araujo, que se dedica a cuidar deles até que sejam adotados. Ela me enviou este material que fala dos cuidados que devemos ter para com estes animaizinhos.

Antes de os adotarmos temos que ter ciência de nossa responsabilidade e cuidados. Eu, particularmente, acho que um animalzinho é como um filho. A mesma responsabilidade, a mesma dedicação, e é preciso que se tenha amor por eles. Você abandonaria seu filho??? O animal também sente sua falta, assim como seu filho sentiria. Ah! sem comparação!!!! É talvez eu esteja sendo muito radical, mas é para mostrar a importância e a responsabilidade quando assumimos cuidar de qualquer ser vivo. Pense bem antes de adotar ou mesmo comprar. Ele é bonitinho? Claro que é! Mas, quer ser bem cuidado, e quer dar e receber amor.

Milhões de cães e gatos vagam abandonados pelas cidades do país, sem qualquer chance de terem uma vida digna. Passam fome, frio; sentem medo, tristeza e solidão. A maioria deles morrem, vítimas de doenças, fome, atropelamentos e crueldades como agressões e envenenamentos. Todo esse sofrimento não se justifica! São vidas sagradas como as nossas.

Esse número enorme de animais de rua é produto da irresponsabilidade de pessoas que os abandonam, ou não os castram permitindo que se reproduzam descontroladamente.

Mesmo face a esta triste realidade, muitas pessoas quando querem ter um animal de estimação resolvem comprar ao invés de adotar. Quando você compra um animal está incentivando o comércio de vidas, onde o lucro está acima de tudo. Enquanto você paga uma fortuna por um filhote de raça, ninhadas de vira-latas são abandonados nas ruas e muitos acabam morrendo.

Infelizmente ainda existe preconceito com os vira-latas! Mas todos os animais tem os mesmo valor! Uns são maiores e outros menores, uns peludos, outros não, uns mais bonitinhos, outros nem tanto. Mas todos sentem e sofrem da mesma forma! Todos tem uma vida que deve ser respeitada e todos tem muito amor para dar!

Agora quando você procura uma ONG de proteção animal e adota, outro animalzinho poderá ser resgatado da rua, e seu novo amiguinho será eternamente grato a você pela chance de uma nova vida que deu a ele! Portanto, aja sem preconceito e com consciência! Ao invés de comprar, adote um animal!

Antes de adotar, pense que seu tempo médio de vida é de 12 anos e que deverá cuidar dele com amor e responsabilidade enquanto ele viver. A saúde psicologica do animal também é muito importante. Dê carinho todos os dias.

Cuidados a serem tomados :

Deixe sempre à disposição de seu bichinho água limpa e fresca, e ofereça ração adequada à sua espécie e idade. Filhotes comem de 4 a 6 vezes ao dia e adultos comem 2 vezes ao dia. Guarde a ração em recipientes fechados para melhor conservação. Lave sempre os potes de água e ração do seu amiguinho.

Seu animal deve ter um local limpo, seguro e coberto onde ele possa se proteger do tempo. Deve ser arejado e deve haver espaço para ele brincar e tomar sol quando quiser. Evite deixá-lo preso em correntes curtas. Muitas pessoas mantém seus animais permanentemente amarrados e isso é crueldade.

Tome as devidas providências para evitar que ele tenha acesso à rua, que ele fuja ou saia sozinho. No caso de gatos é necessário colocar telas nas janelas e portões, e também eliminar todos os acessos à rua.

Caso ele fique doente ou se machuque, você deverá levá-lo imediatamente ao veterinário. Não seja negligente, é necessário também dar remédios para vermes periodicamente, vaciná-lo anualmente contra raiva e outras doenças, e aplicar anti-pulgas e carrapatos de acordo com orientação de um veterinário.

A esterilização é um método eficaz e saudável para evitar as crias indesejadas e imprevistas, contribuindo assim para o controle populacional e diminuindo o número de animais abandonados, além de propiciar melhor saúde ao seu animal. Procure um veterinário, uma ONG que faça campanha de esterilização ou o órgão público de sua cidade responsável pelo controle de animais (CCZ).Castrar é um gesto de amor e responsabilidade.

Registrar seu animal junto à Prefeitura de sua cidade é muito simples e importante pois, caso ele se perca, quem  o encontrar poderá facilmente entrar em contato. Além do mais, ele pode ser capturado por centros de controle de animais, e em muitos municípios brasileiros os animais capturados são sacrificados se o dono não for localizado.

Leve seu cão para passear, eles adoram passeios mas use sempre coleira e guia  para evitar fugas e atropelamentos.

Um animal não é um mero objeto, mas sim um ser vivo que tem sentimentos assim como nós.  Ao adotar  fique ciente de tudo isso e disposto a assumir o compromisso. E saiba que, abandonar animais é crime!

Pensou bem? Tem certeza? Procure uma ONG ou uma pessoa que tenha animais para adoção! Tenha certeza de que você terá companhia fiel, que lhe trará muitas alegrias! Parabéns!

http://www.luizprotecaoanimal.com.br/por_que_adotar.php

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

»

  1. Oi Vanda, gostei. Vc sabe como cuidei, gostei e ainda sinto saudades do Polo e do Symon.E é justamente por esse seu artigo que até agora não decidi se quero outro cachorro, mas se resolver ter um, com certeza vai ser adotado. bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s