Arte Alcoolica – Amelia Fais Harnas

Padrão

Amelia Fais Harnas cria  retratos de coloração em tecido com vinho tinto usando uma cera  (muito parecido com batiks) para construir um padrão claro / escuro. Algumas vezes ela  adiciona bordado (split stitch) ou costura de máquina, para reforçar o projeto ou criar uma  composição. O resultado final é uma mistura de caos e de controle.

Retratista de coração, particularmente intrigada com o desafio de tentar controlar a natureza imprevisível do sangramento do vinho através do tecido, a fim de canalizar a natureza igualmente imprecisa do caráter de uma pessoa. Além disso, o aspecto sagrado de vinho se presta à iconografia religiosa, lembrando mitos do Sudário de Turim: quem bebe vinho pode vir a sentir um certo nível de santidade, saboreando esta forma líquida de divindade. Então, essa é uma forma de consagração.
Quando comecou a fazer retratos de mancha de vinho, seu equipamento era bastante rudimentar,  derretia restos de vela em uma lata de café, sobre uma grelha de propano. As  primeiras manchas foram feitas com uma garrafa de Cahors francês, mas as posteriores apresentam Finger Lakes vermelhos, como Vino Damiani de Rosso, escolhido para  compor a cor profunda e  pelos mais baixos açúcares residuais. As pesquisas e experimentações de origens e castas do vinho são uma constante para o aperfeiçoamento da obra final. Esta técnica demorou anos para ser aperfeiçoada e ainda hoje fica uma certa dúvida quanto à durabilidade da obra porém, a artista continua suas pesquisas para que a obra dure tanto quanto possível.

Pesquisa:

http://www.thisiscolossal.com/

http://www.huffingtonpost.com/

 

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s