Arte + Pneus – Chakaia Booker

Padrão

Chakaia Booker, de New York, cria incríveis esculturas e roupas com borracha de pneus. Ela mesma usa as roupas em mostras artísticas.

Booker recebeu um Bachelor of Art em Sociologia da Universidade Rutgers, em 1976. Recebeu seu Master of Fine Arts da City College de Nova York (CUNY) em 1993. Agora na casa dos cinquenta, estudou uma variedade de assuntos diferentes, incluindo Africano dança, cerâmica, tecelagem, cestaria, bem como Tai Chi, que contribuem para suas práticas artísticas interessantes. Ela sempre sentia necessidade de utilizar essas habilidades diferentes como um meio de experimentação e de jogo. Essas habilidades foram todas convertidas em uma ferramenta para criar suas esculturas elaboradas.

De suas criações de esculturas de vestir na década de 1980, Booker começou a criar trabalhos a partir de materiais descartados que ela encontrou em sites. Destes materiais encontrados, cada um tinha a sua própria finalidade, a história e a utilização que ela acha interessante. Essa busca por materiais descartados nos traz ao “pneu de borracha”, do qual seu trabalho mais famoso é criado.

Começou a trabalhar com pneus de borracha no início de 1990 e atualmente continua  neste meio. Os padrões de banda de rodagem, cores diferentes e larguras que os pneus possuem, cria uma paleta, para Booker, semelhante à paleta de pintor. Utilization Booker de pneus foi considerado uma “resposta estética à paisagem urbana do Norte de Nova Jersey”. A borracha e pneus foram transformados em materiais fluidos dando-lhes uma nova vida e energia.

Seu trabalho atual apresenta um nível de reconhecimento ao seu património Africano e sua arte influente. A banda de rodagem dos pneus em sua obra representam a escarificação (cicatrizes feitas no corpo com instrumentos cortantes) e pintura corporal que já esteve  e ainda está presente, em especial nas culturas africanas.

Pesquisa:

http://hypescience.com/

http://en.wikipedia.org/

http://www.chakaiabooker.com/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s