A arte de pintar Gatos

Padrão

Um costume praticado no Oriente há séculos está se tornando moda entre os milionários ocidentais: a pintura artística em gatos.

Integrantes da alta sociedade, como o investidor americano Gordon Tate, pagam milhares de dólares (custariam cada uma cerca de US$ 15 mil e durariam apenas 3 meses) para que, artistas aclamados internacionalmente, transformem seus bichos de estimação em objetos de design.

O novo tipo de arte que usa pincéis especiais e tinta não tóxica para transformar os gatos tem circulado pela internet.Mas a pintura dos felinos não é apenas usada para fins estéticos. Os defensores do movimento dizem que o novo costume promove uma melhor compreensão do papel dos gatos na sociedade. Um centro terapêutico, por exemplo, usa os gatos pintados para ajudar na recuperação de mulheres depois de experiências traumáticas. Outra organização diz usar os animais para ajudar homens “a aprender a amar”.

As questões éticas e estéticas envolvidas na nova moda estão sendo exploradas no livro Why Paint Cats: The Ethics of Feline Aesthetics (Por que Pintar Gatos: A Ética da Estética Felina, em tradução livre), de Burton Silver e Heather Busch.

O estudo acadêmico usa entrevistas e fotografias para discutir o direito dos donos de reinventarem seus bichos de estimação em nome da arte. Críticas favoráveis previam que o livro, lançado em 1994, seria capaz de render US$ 50 milhões entre amantes de gatos e amantes das artes. O livro já foi traduzido para vários idiomas (inclusive português) e tornou-se  um best seller, com mais de 500 mil exemplares vendidos pelo mundo.
Mas, ao mesmo tempo, cresce o número de críticos que acham tudo isso uma grande baboseira ou, na pior das hipóteses, uma fraude descarada. Para muitos, as pinturas seriam obra de designers habilidosos no photoshop.

Seus argumentos:

Que gato teria paciência para se deixar pintar durante horas a fio?

Como a tinta não sairia tão logo eles começassem a se lamber (a língua dos felinos é consideravelmente abrasiva)?

E você o que acha?

Pesquisa:

http://nuvemsobreoatlantico.blogspot.com.br/

http://www.plugpet.com.br/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s