Arte – Damien Hirst

Padrão

Damien Hirst nascido em Bristol e criado na cidade de Leeds, no norte da Inglaterra, em 1973, entrou na Universidade Goldsmiths, em Londres, e, apesar de não ser considerado um aluno brilhante, logo se mostrou um excelente curador. Articulou a exposição Freeze, em 1988, uma espécie de embrião do Young British Artists, grupo de artistas contemporâneos que estouraram nos anos 1990. Para fazer parte de Freeze levou uma de suas primeiras concepções, uma mesa giratória onde eram derramados jatos de tinta. Sua obra não se destacou.

Criticado por muitos e comprado por outros tantos, Hirst percebeu a lógica financeira que se instalou no mundo artístico e tirou proveito dela. Um dos episódios mais famosos de sua carreira foi quando realizou um leilão, em 2008, com todas as suas produções inéditas feitas até então. Uma lista com 223 peças foi arrematada por diversos colecionadores e fundos de investimentos. Um dia depois do evento, as obras que haviam custado uma fortuna se desvalorizaram.

O preço de uma obra de arte não tem um referencial concreto, não é definido pelo custo dos materiais usados ou pelo tempo que é gasto em sua confecção. Tudo depende de quanto a peça poderá valer no futuro”. Ou seja, não é de hoje que a arte de Hirst assumiu a personalidade de uma ação financeira. Os compradores adquirem a obra pensando em quanto poderão lucrar com ela futuramente, e Hirst sabe como ninguém jogar com isso.

Casado, pai de três filhos, hoje, vive mais recluso, entre Londres e Devon.

Pesquisa:

Revista Elle – Editora Abril

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s