Arquitetura – Antoni Gaudí

Padrão
Arquiteto espanhol, considerado a personalidade mais importante do modernismo catalão, ramo do movimento art nouveau, que pretende a integração entre arte, arquitetura e natureza. Antoni Plàcid Gaudí y Cornet nasceu em Reus, perto de Tarragona, em 25 de junho de 1852, e estudou na Escola de Arquitetura de Barcelona. De hábitos austeros, manteve-se solteiro e dedicou sua vida à arquitetura, que considerava a síntese de todas as artes. Morreu atropelado por um bonde em Barcelona no dia 10 de junho de 1926.
A maior parte de seus trabalhos se encontra na cidade de Barcelona ou nos arredores, como o Parque Güell (1910-1914), feito de fragmentos de ladrilhos, azulejos e outros materiais que o tornam parecido com um imenso mosaico, e a Igreja da Sagrada Família, iniciada em 1883 e ainda em construção, que combina elementos góticos, românticos e modernos.
Ele fazia pessoalmente a parte de serralheria, como grades, janelas, fechaduras entre outros. Uma arte-ofício que aprendeu com  seu pai e que desenvolveu como ninguém.
Conhecido por seu simbolismo e representação criativa de imagens diárias, evoca a natureza com estruturas orgânicas e fantasia sugestiva. De tal forma ousadas eram suas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de denominá-las e de  considerá-las quase aberrantes.
A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e  que trabalhou arduamente nos seus últimos 12 anos de existência.
Seus trabalhos em ordem cronológica:

  • Casa Batlló (1905-1907) Casa Batlló é mais do que apenas uma residência antiga, é uma das atrações mais visitadas turísticas de Barcelona.

Pesquisa:
Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s