A artista japonesa, nascida em Hokkaido, trabalha exclusivamente com vidro para materializar suas criações. Ela opta por esta matéria em específico devido a sua fluidez, transparência e a forma como o material interage com a luz.
“Quando iluminado, o vidro emana uma presença especial…” assim Mika define a propriedade que mais lhe atrai nesta matéria. Suas criações são fortemente influenciadas por micro-organismos vivos, tais como fungos, bactérias, vírus e até mesmo esperma.
Em sua escolha de usar vidro para suas esculturas, Aoki explica,
Em alguns casos, não podemos ver se o vidro da janela está lá ou não. A menos que a luz brilhe sobre ele, não se pode confirmar a sua existência, porque ele é transparente. Mas uma vez que a luz brilha sobre ele, o vidro realmente emana uma presença especial. Embora seja sólido e rígido, é muito fácil de ser quebrado. Ele conota qualidades conflitantes: solidez e fragilidade. A interação da luz com este material revela certos aspectos da substância. Nós, seres humanos, com nossas imaginações limitadas e poderes de reconhecimento, chamamos de ‘forma’ estes aspectos e “cor”.
Pesquisa:
http://davicaramelo.blogspot.com.br/