Escultura – Zenos Frudakis

Padrão

freedom-zenos-frudakis-09

Ainda criança, em Gary, Indiana, Zenos Frudakis começou a esculpir sobre a mesa de cozinha da família , com um pedaço de massa de pão dado a ele por sua mãe quando ela estava se preparando para fazer pão. O pai, nascido na Grécia, veio para os EUA ainda menino.

Zeno é o mais velho de cinco crianças que cresceram em uma cultura grega. A arte grega influenciou sua visão estética e a inspiração adicional veio de escultores Michaelangelo, Bernini, Carpeaux e Rodin.

Zenos estudou escultura com seu irmão, o escultor Evangelos Frudakis e pintura a óleo com James Hanes, ambos vencedores do Prix de Roma.

Estudou, com bolsa de estudos, na Academia de Pensilvânia das Belas Artesco, completou sua educação  bacharel em Belas Artes e Mestre em Belas Artes na Universidade da Pensilvânia.

Ao longo das últimas duas décadas, ele criou obras monumentais em colecções públicas e privadas em todo os EUA e no exterior.

A escultura Freedom,  localizada na sede mundial da GSK (GlaxoSmithKline), na Filadélfia, Pensilvânia, é um hino à luta pela liberdade.

De acordo com o artista, em seu site pessoal, “a composição se desenvolve da esquerda para a direita, começando com uma espécie de múmia/morte como figura cativa. No segundo quadro, a figura, que lembra Rebellious Slave, de Michelângelo, começa a se agitar e luta para escapar. A figura no terceiro quadro rasgou-se do muro que o mantinha cativo e está saindo,  para a liberdade. No quarto quadro, a figura é inteiramente livre, vitoriosa, os braços estendidos, completamente afastada da parede. Ele evoca uma fuga da sua própria mortalidade.”

Frudakis realizou essa escultura em grande escala, buscando preencher as paredes vazias do edifício e proporcionando, aos visitantes, sempre um novo olhar para a obra. Além disso, pensou na possibilidade de interação do público com a escultura. Não apenas a partir de uma reflexão intelectual, e mesmo emotiva, acerca da luta pela liberdade, mas também fisicamente.

Na escultura há um espaço no qual está escrito “Estou aqui”, para que as pessoas possam colocar-se dentro e passar a fazer parte da obra.

De modo criativo, a escultura propõe  libertar-se das limitações da mortalidade.

freedom-zenos-frudakis-01

freedom-zenos-frudakis-04

freedom-zenos-frudakis-06

Pesquisa:

http://zenosfrudakis.com/

http://tecnoartenews.com/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s