Designer – Zanini Caldas

Padrão

ambiente_Zanini_Caldas

Nascido em Belmonte, sul da Bahia e filho de médico, Zanini desde criança era apaixonado por obras e serrarias. Aos 13 anos, começou a fazer presépios de Natal para os vizinhos usando caixas de seringa do pai, feitas de papelão. Mais tarde, teve aulas de desenho com um professor particular e, aos dezoito anos, foi para São Paulo, trabalhar como desenhista numa construtora.

Aos 20 anos, iniciou na área de arquitetura, com uma empresa de maquetes no Rio de Janeiro, onde teve contato com nomes como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. Essa convivência abriu-lhe a oportunidade de participar da construção de Brasília, produzindo as maquetes dos edifícios da nova capital.

Até os anos de 1960, trabalhou no desenho e produção de móveis, atividade que lhe valeu uma sala especial na V Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo, realizada em 2003. Sua produção de móveis começou na metade do século XX, quando abriu a Fábrica de Móveis Z, em parceria com Sebastião Pontes.

Da oficina de Zanine saíam os protótipos de projetos assinados por nomes como Lúcio Costa, Oswaldo Arthur Bratke e Oscar Niemeyer.

Durante muitos anos, Zanine foi o centro de uma polèmica que tentou impedi-lo de construir por não ser um profissional diplomado. Chegou a ser impedido pelo Instituo de Arquitetos do Brasil (IAB) de levar adiante a construção de alguns projetos. Mas o domínio da técnica e dos materiais era maior que as picuinhas da classe e  acabou sendo reconhecido como arquiteto honoris causa.

zanini caldas

Em 1980, fundou o Centro de Desenvolvimento das Aplicações da Madeira (DAM), um núcleo de estímulo à pesquisa sobre o uso das madeiras brasileiras na construção civil. Seu principal objetivo era evitar a crescente destruição das florestas no país.

No final da década de 80, seu trabalho foi exposto no  Museu do Louvre, em Paris, trazendo-lhe o reconhecimento internacional. No mesmo período, deu aulas na escola de arquitetura de Grenoble.

Zanine morreu de enfarte,aos 82 anos. Casado por seis vezes, deixou três filhos.

Segundo seu filho, Zanini de Zanines Caldas, “Para meu pai, mais importante que o notório saber era o notório fazer”

zanine-caldas2

Zanine2

Zanini

Pesquisa:

Wikipédia

http://www.domusrepresentacoes.com.br/

http://saoromaomoveis.wordpress.com/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s