Moda Praia – Canga – Major das cangas

Padrão

Origem da canga

Esse modo de se vestir com Capulanas, como chamam os moçambicanos, surgiu no século XIX, quando as mulheres começaram a comprar lenços de tecido de algodão estampado e colorido, trazido pelos mercadores portugueses do Oriente para Mombaça.

Ao invés de comprar um a um, mandavam cortar seis quadrados de uma vez, dividiam este pano ao meio e costuravam o lado mais comprido fazendo o que chamaram de  CAPULANA de 3X2 lenços.

Depois era só envolver o corpo, amarrar e a moda impunha-se, à medida que cada vez mais mulheres faziam o mesmo.

As capulanas podem ser o símbolo da riqueza que uma mulher possui. Tradicional para as mulheres de Moçambique por serem  presentes de homens que as cortejaram, o marido que as amou, o genro que está interessado na filha, estas capulanas a dona não usa, as guarda como tesouro. Só uma ocasião muito especial as fará sair à luz do dia.

Elas também estão presentes nos rituais. A viúva usa uma, para cobrir a cabeça e o rosto, no enterro do marido, como se fosse uma forma de “cobrir o choro”.

Atualmente, a canga já foi febre, já saiu de moda, voltou. Ela não é apenas um item de praia, pode ser usada nas ruas, em shoppings. Pode ser uma peça simples, mas rende inúmeros modelos de roupas para sair desfilando no verão. A cada estação novas estampas e jeitos de amarrar surgem para dar uma cara diferente ao pedaço de tecido.

Usada para se estender na areia, à beira da piscina ou até mesmo para secar o corpo na ausência de uma toalha, esse tecido fino e leve é, acima de tudo, a saída de banho perfeita para quem deseja disfarçar imperfeições do corpo e claro, criar um look totalmente prático e diferenciado.

Mário Jorge Nachbar Brito da Silva, conhecido como o Major das Cangas, parece fazer mágica com este acessório feminino de verão.

Portanto, se você é daquelas que quer sair do convencional, mas ainda possui dúvidas na hora de decidir como usar essa peça-chave da moda praia, veja a seguir algumas maneiras de como criar um visual repleto de criatividade e ousadia utilizando diferentes formas de amarração.

Pesquisa:

http://www.redetv.com.br/

https://sites.google.com/site/

Anúncios

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s