Moda – T-shirt, quem não tem?

Padrão

As t-shirts ou camisetas (formato de T) fazem parte daquelas peças que toda mulher deve ter no seu guarda roupas. Versátil, é possível combiná-la até com peças mais clássicas formando assim um look bem atual. Achei interessante trazer um pouco da história desta peça que, como a calça, blaiser, camisa,  foram adotadas do guarda-roupas masculino.

Pesquisando pela internet encontrei, no blog Alguns Tormentos, está matéria. Considerando-a bem escrita, de uma forma clara, sem a necessidade de modificar qualquer comentário, resolvi transcrevê-la.

As t-shirts surgiram na década de 1930, quando resolveram cortar ao meio osjumpsuits ou union suits, usados por baixo das roupas masculinas. Demorou algum tempo para que a camiseta saísse de baixo dos paletós.

Digamos que as camisetas que conhecemos hoje são a evolução da roupa de baixo. Nos Estados Unidos, elas ficoram muito populares, principalmente entre os soldados da marinha americana e os trabalhadores de minas, pois a fácil adaptação e transpiração proporcionavam conforto e versatilidade.

Depois disso, Marlon Brando apareceu usando uma tee, aí bastou para o popular se tornar fashion, cool e virar sinônimo de estilo.

Já no começo dos anos 50, a Tropix Togs foi a primeira empresa a licenciar a imagem de um personagem pop, no caso, Mickey Mouse e Davy Crockett. O sucesso foi imediato.

Na sequência, nos anos 60 e 70, muitas outras empresas começaram a estampar camisetas. Nessa época, os surfistas californianos adotaram a peça, e aí a evolução veio com o tie-dye, frases de impacto, imagens de líderes mundiais e bandas que representavam o sentimento dos rockers daquele período. Os skatistas também seguiram essa tendência que impera até hoje.

Tratando-se de propaganda, as coisas não mudaram muito de lá pra cá, por incrível que pareça. A linguagem de venda ainda é muito parecida, apesar de hoje o apelo ao público jovem se equilibrar com outros lifestyles.

Essas campanhas são da década de 70 e 80 e valorizam muito o uso “em família” ou a versatilidade da mesma peça.

Assim surgiram as nossas tão amadas camisetas que a qualquer hora e lugar caem bem, ainda mais se combinadas ao bom e velho jeans.

Elas são leves e fáceis de transportar, fáceis de lavar e são a melhor opção para colocar por baixo de casacos. Começaram a aparecer em malha de algodão e hoje já são produzidas em vários outros materiais, tais como poliéster e até Cetim.

Democráticas, adaptáveis a qualquer look, do mais despojado ao mais excêntrico. Usadas no dia a dia por pessoas de qualquer idade e classe social, elas são hoje indispensáveis!

Fonte:

http://blogalgunstormentos.wordpress.com/

http://www.blogdaaliceferraz.com.br/

http://www.blogdathassia.com.br/br/

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s