Pinturas com Asas de Borboletas mortas – Vadim Zaritsky

Padrão

 

Reciclagem é a atitude do momento! As pessoas vem pouco a pouco se conscientizando da necessidade de reciclar para contribuir com a sobrevivência da natureza e consequentemente a nossa também.
Mas, alguém já ouviu falar em reciclar asas de borboletas fazendo arte? Pois é, fantástico!
Vadim Zaritsky, um ex-policial russo  tornou -se artista e entomologista, e utiliza asas de borboleta em suas pinturas. Os temas de suas originais pinturas variam de paisagens a natureza morta passando por retratos de personalidades políticas e artistas famosos.
Ele só usa asas de borboletas mortas que  encontra nos caminhos e estradas ao redor de sua casa  na cidade de Lipetsk, 438 km ao sudeste de Moscou, e espécimes mortas doadas por colecionadores de borboletas.
– “Para os colecionadores de borboletas, as asas devem estar perfeitas. Se estiverem um pouco danificados ou parcialmente desbotadas, eles preferem descartá-las. É uma pena jogar isso fora, mas em alguns casos eu também não posso usá-las, pois bactérias pré-existentes podem infestar toda a obra”, ensina Vadim.

Um dia, ocorre-lhe que essas peças saudáveis descartadas podiam ser recicladas em arte. Então começou a usá-las como matéria-prima de sua arte, e nos últimos cinco anos criou mais de 100 obras de arte de diferentes tamanhos e temas. O entomologista  leva entre uma semana e vários meses para completar uma pintura com asas de borboleta.
– “Eu finalmente entrei em contato com minhas origens”, diz ele. “Antes eu trabalhava para ganhar a vida e negligenciava as coisas que me faziam feliz. Embora, devo admitir que eu sempre gravitei em direção de uma percepção criativa, mesmo como um oficial de marinha ou um policial. Sempre aproveitei qualquer chance de experimentar a beleza do mundo. Agora me regozijo com a possibilidade de criar meus trabalhos sempre que eu quiser”.
Apesar de não ser uma novidade, alguns mestres africanos usavam asas de borboleta em sua arte, nenhum deles exibiu o talento de Vadim, e talvez por isso é que seja considerado um pioneiro nesta fascinante técnica.
 
– “Os insetos são um elo natural na cadeia alimentar entre plantas e vegetais. A natureza os projetou como fonte de alimento para outras espécies. Este tipo de extermínio natural não tem nenhum efeito sobre as populações de insetos, uma vez que se multiplicam a uma taxa muito mais rápida. Por exemplo, em apenas um distrito do Texas, morcegos comem mais de 240 toneladas de insetos todas as noites. Que dano nós entomologistas poderíamos possivelmente causar?” Vladimir Murzin
  – “Uma borboleta vive por apenas algumas semanas, enquanto as minhas obras dão às pessoas a oportunidade de admirá-las por muitos anos”, conclui poeticamente Zaritsky.

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s