Reciclagem filtros de café – Rosely Ferraiol

Padrão

Adoro artesanato e durante um tempo me dediquei a aprender e fazer algumas peças junto com minha amiga Margareth que é expert na modalidade!!! Portanto, quando me deparo com trabalhos bem feitos e de um visual super elegante não posso deixar de mostrar aqui no blog. É o caso desta artista, criadora da técnica “Arte com filtros de café usado”, Rosely Ferraiol que desenvolve peças exclusivas desde 1997. Sua fonte de inspiração partiu da estética japonesa conhecida como “Wabi-Sabi”, um estilo que valoriza o belo que compõe as coisas imperfeitas.

Aliando o talento com sensibilidade, ela conseguiu transformar filtros de café usados em lindas e sotisticadas peças. Hoje sua empresa é sediada dentro de um presídio, onde busca dar nova oportunidade aos detentos, através do trabalho artesanal com suas peças.
A artista busca o caminho da sustentabilidade através do recolhimento de filtros de café usados nas comunidades carentes, em condomínios e escolas.
Estima-se que, com seu trabalho, são retirados 30.000 filtros de café por mês que iriam parar nos lixos e aterros da cidade.
Formada em Educação Física e ensinando balé clássico para crianças, viu sua vida se transformar rapidamente por conta de problemas graves de saúde. 
“Tive um problema de saúde, fui impossibilitada de trabalhar e tinha ficado sem dinheiro. Estava tomando um café, pensando no que iria fazer da vida e senti que algo tinha mudado dentro de mim. Vi beleza no filtro de café e comecei a guardar o papel. Minha família, a princípio, achou que eu estava surtando. Mas passei a pensar em possibilidades com aquele material. Peguei uma cúpula, revesti e vi que o material era resistente, tinha uma textura muito boa e dava nuances muito bonitas. Continuei a fazer testes, e quando fui ver estava fazendo peças muito bonitas”, diz a artista.

 

 

A Rosely ensina como fazer:

Primeiro você vai preparar aquele café delicioso de todas as manhãs e deixar secar o excesso de umidade dentro do próprio suporte plástico.

Umas duas horas depois, com o pó ainda úmido, despeje o excesso num prato ou num pote.

  • Lembre que esse pó depois de seco pode ser usado como adubo para as plantas ou colocado nos pratos dos vasos para evitar a dengue.
  • Leve o filtro para secar ao sol com o que ainda sobrou de pó dentro.Importante: se você quer preservar as manchas do café, que dão o charme ao filtro, não lave em água corrente. O filtro deve secar com o pó ainda dentro. Deixe secar completamente.Depois de completamente seco abra o filtro rasgando aquela parte da emenda. Eu costumo retirar fora porque ela tem uma textura diferente e altera o efeito final do seu trabalho.
  • Limpe o que restou do pó de café seco usando um pincel de cerdas firmes e largo. Cuide para que o filtro fique bem limpo.
  • Aí está o seu filtro de café limpo e pronto para ser usado em seu projeto de artesanato. Percebam como as manchas permanecem. São elas que vão dar aquele toque especial que resulta em cores e composições tão únicas.Não se preocupe se o filtro secou um pouco amassado pois depois tudo isso some. A partir daqui tudo vai depender do tipo de trabalho que você deseja fazer .
A artista comercializa sua coleção de luminárias e objetos, todos produzidos a partir do filtro de café no seu site http://www.roselyferraiol.com.br. ou através do  email rosely@roselyferraiol.com.br ou do telefone (11) 2972-2224.
Flores com filtro de café
Passos a passo da flor:
Materiais utilizados: • Filtros de café usados, da Melitta
• Tesoura  • Arame
• Corante a base d’água na cor marrom, da Rosely Ferraiol
• Linha mágica
• Fita para enfeite
• Lápis
• Molde da pétala
Veja como fazer no vídeo:

 

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s