Maquiagem – Truques – Parte I – Pele

Padrão

Não sou especialista em maquiagem, uso muito pouco. Pesquisando, encontrei na revista Gloss (assinatura de minha filha, que por sinal adora maquiagem!) algumas dicas de como melhor usá-la. Espero que aproveitem!

Para não ficar muito longo, vou dividir este artigo em 3 partes e vou começar falando dos truques para a pele:

1.-  O primer é o photoshop da maquiagem, é comparado a um filtro passado por cima da pele. Ao aplicá-lo ainda com o rosto limpo e hidratado, já ajuda a camuflar poros abertos e linhas finas graças ao efeito ótico. A fórmula rica em silicone garante um toque aveludado e aumenta a duração da maquiagem. Quem tem uma pele com poucas imperfeições pode usá-lo sozinho, mas, se você precisa de maior cobertura, complete com base ou pó,

2.- Os primers funcionam melhor quando adequados às necessidades da pele. As oleosas pedem um primer que diminua os poros e segure o brilho. Já as normais e secas se dão bem com primers que hidratam e dão uma textura aveludada.

3.- Se a sua pele é oleosa, experimente usar maquiagem mineral – ela é leve e dá um acabamento mais seco, Aplique antes um hidratante oil free.

4.- O bom e velho Johnson’s é uma alternativa ótima e barata para lavar o rosto e retirar a maquiagem. É hipoalérgico e não arde. Também ajuda a controlar a oleosidade nas pálpebras.

5.- Base com luz. As bases com partículas iluminadoras deixam o rosto luminoso, Para não exagerar, use uma gotinha dela misturada à sua base.

6.- Quando for aplicar bases líquidas de textura leve, use um pincel e seja ágil, pois elas secam rapidamente. Coloque três gotas do produto nas mãos e cubra a pele. Passe do centro do rosto para as extremidades. Quando chegar ao pescoço, use as mãos para finalizar como se estivesse passando um hidratante.

7.- Os pós iluminadores devem ser deixados para o fim do make. Enquanto aplica o produto com o pincel, vá virando o rosto de um lado para o outro para ir checando o efeito luminoso – o brilho fica mais ou menos visível dependendo da incidência de luz.

8.- O  iluminador deve ser ser passado nas áreas que você deseja ressaltar, para deixar o rosto com volume e profundidade e bem desenhado. Em geral, iluminamos o ossinho das maçãs e do nariz, o canto interno dos olhos e abaixo da sobrancelha.

9.- O pó facial é indicado, principalmente, para quem tem a pele extremamente oleosa. Deve-se usar um pó translúcido (sem cor, geralmente é branquinho na embalagem) ou solto para finalizar a pele, o produto sela a base e ajuda a receber melhor o blush e as sombras, além de aumentar a durabilidade da maquiagem.

10.- Depois do corretivo e da base, passe um pincel duo fiber em movimentos circulares. Os produtos se misturam e a pele fica lisinha e iluminada.

11.- Para disfarçar o branco escritório, aplique um blush de tom terroso em pontos estratégicos, nas laterais do rosto, sobre as maçãs, na testa e no queixo.

12.- Se quiser um resultado mais suave no blush, use o pincel leque. Você terá maçãs coradas e mais homogêneas.

13.- Quem tem medo de errar no blush deve investir no compacto. Com ele é mais difícil de errar do que com o pó, que tem muito pigmento.

14.- Para segurar o blush, cubra com uma camada fina de pó compacto.

15.- Para afinar o rosto , escurecer  onde você pretende afinar e clarear os pontos a serem ressaltados. Use uma base ou corretivo cremoso de tom levemente mais escuro que o seu natural no contorno do rosto – perto da raiz do cabelo, das orelhas e no maxilar. Também vale recorrer a um blush amarronzado e sem brilho. Nesse caso, pincele-o nas maçãs do rosto na diagonal, das têmporas ao canto da boca, para conseguir um efeito magérrima em instantes.

16.- Para afinar o nariz, imaginá-lo preso entre duas linhas paralelas é o segredo, você pode usar pó, base, corretivo ou sombra para criar essas linhas nas laterais do nariz, sempre com dois tons mais escuros que a cor da sua pele. Esfume bem para não deixar nada aparente e aplique o iluminador apenas na pontinha do nariz.

17.- Fixador de maquiagem não é imprescindível. Alguns são indicados para usar antes e outros depois do make. Em geral, hidratam a pele, controlam a umidade e o brilho, prolongando o resultado da maquiagem. Mas a maioria dos profissionais acredita que o primer tem a mesma função do fixador e acaba sendo mais confortável. Há até quem aposte no uso da água termal (também antes ou depois), que deixa a pele com um aspecto viçoso.

18.- Na hora de tirar a maquiagem com glitter, use fita adesiva (isso mesmo), colando e descolando devagarinho, antes de passar o demaquilante. Assim, você evita que a pele fique irritada.

19.- Para o corretivo não acumular nas ruguinhas, hidratar bem a pele é uma saída inteligente. Se o rosto estiver desidratado e o corretivo for o primeiro produto em contato com a pele é dele que ela vai sugar a água, deixando um aspecto seco e craquelado. Além disso, opte por corretivos com textura leve e fluida – muitos já oferecem tratamento antirrugas, disfarce ótico e boa cobertura no mesmo produto. Por fim, dose bem a quantidade para evitar o aspecto ressecado.

Revista Gloss – Editora Abril

Sobre Senhoras na Moda - Vanda Panzica

Sempre gostei muito de moda e de criar ou tirar idéias para montar meu próprio look. Com a idade temos que observar mais detalhes que nos ajudem a conservar a elegância, esconder imperfeições, realçar belezas que a idade ainda não apagou, além de nos preocuparmos com looks de custos razoáveis. Senti falta de blogs direcionados à nossa faixa etária e foi então que resolvi criar este, aos 58 anos de idade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s